O Projeto Tamar, referência internacional no trabalho de conservação de tartarugas marinhas, recebe nesta quinta-feira (5) o Selo Solar Socioambiental do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas para a América Latina (Ideal) pela inauguração de um sistema de geração solar fotovoltaica na sede da Praia do Forte, na Bahia.
A eletricidade gerada será usada para abastecer o local e o eventual excedente será injetado na rede pública. O microgerador de 11,52 kW (kilowatts) de potência será instalado em parte do telhado da loja do Tamar – serão 12 painéis solares de 240 W (watts) cada – e em parte em uma pérgola, espécie de galeria – onde serão 72 painéis solares de 120 W (watts). Os sistemas foram doados pela empresa Donauer Solar, integrando o "Programa Telhado Solar" da Agência Alemã de Energia (DENA), uma iniciativa do governo alemão para disseminar tecnologias de geração de eletricidade solar no mundo.
O Tamar se enquadra em uma categoria especial do Selo Solar, voltada exclusivamente para instituições que gerem sua própria eletricidade a partir da energia solar em projetos que contribuam para a conservação ambiental ou que tenham cunho social. A nova classificação, inspirada nos trabalhos do Tamar, não requer o consumo mínimo anual de energia solar, exigido de empresas de outro setor para receberem o Selo Solar.
Conheça mais sobre o Selo Solar - Lançado pelo Instituto Ideal em 2012, o Selo Solar (http://www.selosolar.com.br) foi criado com o intuito de valorizar a utilização da energia produzida pelo sol. Apesar de contribuir para o meio ambiente, a prática ainda não é comum em empresas no Brasil. A principal razão é o custo das tecnologias de conversão de energia solar em elétrica.
Para mostrar também para os consumidores as empresas que já apostam na energia do futuro e incentivar novos projetos na área, o Instituto Ideal e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) lançaram o Selo Solar, com o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW).